Subscribe Now
Trending News

Jaborá

Capa Portal Municipal de Turismo de Jaborá

Apresentação

Jaborá é um município brasileiro localizado no Meio-Oeste Catarinense. Um dos principais atrativos da cidade é a sua riqueza na produção agroalimentar. A fama de Jaborá sempre receber bem quem por aqui passa, vem da época da chegada dos primeiros imigrantes que saíram do Rio Grande do Sul e vieram para essa região do meio oeste catarinense motivados pela fertilidade das terras e dos imensos pinheirais de araucária que existiam por aqui… Os vizinhos que tinham vindo antes ajudavam os recém-chegados com mantimentos, auxiliando nos trabalhos e até fornecendo porcos e novilhas para iniciar criação. Mantinham uma grande amizade, pois muitos se conheciam ainda no Rio Grande do Sul.
E foi assim, trabalhando, uns ajudando aos outros, com bravura e arduamente que abriram estradas onde antes havia apenas picadas e enfrentaram até onças enquanto roçavam. Primeiramente construíram uma casa de madeira simples para poderem morar. Depois, trabalharam de sol a sol, derrubando mato para fazer roças de milho, feijão, trigo… Antes de qualquer coisa, lutaram e trabalharam para conseguir o sustento da família…
O tempo passou e essas características permanecem. Temos orgulho de dizer sobre nossas origens, porque nossa essência permanece inalterada. Jaborá é um lugar bonito, bom para se viver e viver com qualidade… Afinal, o que vale mesmo é a vida feliz. E cada um de nós sabe disso, pois a alegria está em toda a parte que vemos: no sorriso das crianças, na cultura da nossa gente, no orgulho de morar aqui, no orgulho de ser jaboraense !
Aqui nós temos tudo o que precisamos… temos escolas, alimentação saudável, trabalho, esporte, lazer, boa infraestrutura, saúde, e, acima de tudo, temos PAZ!

Dados do Município

Região Turística: Vale do Contestado
Área: 182.154 km (IBGE/2016)
População: 3918 habitantes (IBGE/2019)
Latitude: 27°10’33
Longitude: 51°44’01
Altitude: 689 m
Cidades próximas: Presidente Castelo Branco, Concórdia, Irani, Catanduvas, Joaçaba, Ouro.

Vale do Contestado

O Vale do Contestado leva os turistas a uma verdadeira viagem ao passado. A paisagem bucólica, museus e os monumentos da região, revelam uma parte importante da História de Santa Catarina. Palco de revoluções foi nesta região que ocorreu a Guerra do Contestado. Em meio a vales e planaltos que são um convite ao ecoturismo a região ainda se destaca pela sua riqueza multicultural que se reflete na colonização austríaca, japonesa, italiana e alemã.

IDMS de Jaborá

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Jaborá.

Saiba Mais

Localização

O acesso a Jaborá se dá por Joaçaba, através da BR 282 (35 km); por Concórdia, através da BR 153 (40 km).

Empresas de ônibus que atendem a cidade:
* REUNIDAS: Balneário Camboriú, Barra Verde, Blumenau, Brunópolis, Campo Erê, Campos Novos, Capinzal, Catanduvas, Chapecó, Concórdia, Coronel Freitas, Curitiba, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Erechim, Erval Velho, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Joaçaba, Lages, Mafra, Monte Castelo, Palma Sola, Papanduva, Quilombo, Rio do Sul,m Rio Negro e Seara.
* CATARINENSE: Blumenau, Jaraguá do Sul, Curitibanos, Joinville, Massaranduba, Rio do Sul, Pouso Redondo, Balneário Camboriú, Itajaí e Florianópolis.
* UNESUL (apenas embarque/desembarque Jaborá não consta como linha)
Telefone Terminal Rodoviário de Jaborá: (49) 3526-1313.

Aeroportos próximos:
* JOAÇABA: AEROPORTO SANTA TEREZINHA – SSJA
Rodovia BR-282, km.392 – Joaçaba – Fone: (49) 3522-1692
Distâncias Aéreas: Florianópolis: 295 km/ Brasília: 1319 km/ São Paulo: 634 km/ Porto Alegre: 318 km.
Não há empresa operando vôos regulares em Joaçaba, somente particulares. Pista: 1.260 metros, pavimentada e sinalizada.

* CONCÓRDIA: AEROPORTO OLAVO CECCO RIGON
Distr Aeroporto km 2 – Aeroporto – Concórdia – Fone (49) 3442-1044
Distâncias Aéreas: Florianópolis: 345 km/ Brasília: 1341 km/ São Paulo: 679 km/ Porto Alegre: 321 km.
Não há empresa operando vôos regulares em Concórdia, somente particulares. Pista: 1.480 metros, pavimentada e sinalizada.

* CHAPECÓ: AEROPORTO MUNICIPAL DE CHAPECÓ – SERAFIM ENOSS BERTASO (XAP)
Estr. de Acesso para Florenal Ribeiro, 4535, Palmital dos Fundos, Chapecó
Fone: (49) 3322-1034
Há empresas operando vôos regulares e também opera vôos particulares. Pista com extensão de 2.063 metros e largura de 45 metros.
HORÁRIOS